5C, Grupo Interalli e Portos do Paraná lançam oficialmente projeto Cumbuca em Paranaguá

O 5C (Centro Cultural Cecília Correa Carvalho) lançou neste sábado (16) a nova etapa do Projeto Cumbuca, que prevê a distribuição de 5 mil exemplares do livro Como Transformar o Mundo para estudantes das escolas estaduais de Paranaguá.

A iniciativa – que conta com o patrocínio do Grupo Interalli e o apoio da empresa pública Portos do Paraná – tem como objetivo ampliar o impacto social do projeto, que já beneficia milhares de crianças, adolescentes e jovens da cidade.

Atualmente, o Cumbuca é realizado na sede do 5C, por meio de rodas de conversa nas quais os participantes discutem o conteúdo do livro, que apresenta a trajetória da organização na transformação da comunidade.

De acordo com o fundador e CEO do 5C, João Costa Junior, a distribuição dos exemplares vai representar um marco para a juventude parnanguara. “Esse sonho já estava na minha mente lá em 2015, quando a gente fundou o 5C. Ter a comunidade reunida, oportunidades para os nossos jovens e parceiros acreditando cada vez mais que é possível sim transformar a nossa realidade, transformar a nossa Paranaguá em uma cidade com muito mais oportunidade para a molecada. Serão 5.000 livros distribuídos nos colégios estaduais. Se um desses jovens se encontrar por meio da leitura ou dos cursos, o 5C já terá cumprido seu papel”, destacou.

Apoio de empresas parceiras

O lançamento do Cumbuca contou com o engajamento de empresas que acreditam na transformação social. Para Danielle Matoso, do Grupo Interalli, a iniciativa se soma a outros trabalhos sociais apoiados pela instituição. “Estamos há um ano com o projeto Pá na Água, que resgata crianças das ruas por meio do esporte. Agora, junto com o 5C, esse projeto com o livro veio para transformar vidas, não só de crianças, mas também de suas famílias dentro da sociedade”, disse.

A Portos do Paraná, que completou 90 anos em 2025, também reforçou seu compromisso com a comunidade. Segundo Melissa de Paula, coordenadora de Novos Negócios da empresa, apoiar o projeto significa investir no futuro da cidade. “O 5C é de extremo valor para nós, pois valoriza a criança parnanguara e a relação com a comunidade. Esse projeto resgata memórias, incentiva sonhos e contribui para a transformação da infância. Cada olhinho brilhando aqui pode ser no futuro um colega de trabalho, quem sabe até um presidente do Porto. É investir na criança e investir no futuro”, afirmou.

História de transformação
O impacto do Cumbuca também pode ser visto nas histórias dos jovens participantes. Yasmin Vitória Gomes Pereira de Melo, de 16 anos, encontrou no projeto motivação para sonhar com uma carreira. “Meu sonho é me formar em Psicologia, e foi aqui no Cumbuca que descobri isso. Também me ajudou a vencer a timidez e a falar em público. Até consegui uma vaga de jovem aprendiz com o apoio do projeto. Convido todo mundo a participar, porque faz muita diferença na vida de crianças e adolescentes”, contou.

Convite à comunidade
Segundo João Costa Junior, o projeto já impactou cerca de 12 mil crianças desde 2022 e continua crescendo graças ao apoio de voluntários e colaboradores. “Temos oficinas de cinema, reforço escolar, esporte, karatê, entre outras atividades, muitas delas conduzidas por voluntários. Quem quiser ajudar pode ser padrinho ou madrinha mensal, contribuir com qualquer valor ou se tornar voluntário em nossas ações. O importante é estar de coração e corpo presente para a molecada”, explicou.

Sobre o Cumbuca
O Cumbuca é uma iniciativa do Centro Cultural Cecília Correa Carvalho (5C), organização da sociedade civil de Paranaguá. O projeto promove rodas de conversa e atividades culturais com base no livro Como Transformar o Mundo, que narra a trajetória do 5C e sua atuação na transformação comunitária. Em 2025, a ação será expandida para as escolas estaduais, com a distribuição de 5.000 exemplares.

Últimas novidades