Nesta semana (23/07) a CBL – terminal de Líquidos do Grupo Interalli no Porto de Paranaguá – realizou um exercício simulado de emergência, envolvendo o cenário de derramamento de produto inflamável, durante uma operação de recebimento de navio.
A ação, parte do plano de preparação e resposta a emergências da empresa, exigiu
a atuação imediata da brigada de emergência da empresa e a comunicação com o Corpo de Bombeiros e do Plano de Ajuda Mútua (PAM), além de colaboradores da CBL.
O simulado teve como objetivo testar a eficácia dos protocolos internos de segurança, a integração entre as equipes de resposta e a capacidade de contenção e mitigação de riscos em situações críticas.
As equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local poucos minutos após o acionamento, realizando o atendimento a situação de simulação. Paralelamente, o PAM prestou apoio técnico no monitoramento dos arredores e atendimento à situação de emergência com caminhão de combate a incêndio.
O exercício ocorreu conforme o planejado e permitiu identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria tanto nos processos internos como na interação entre a empresa e as equipes de atendimento a emergência do Corpo de Bombeiros e PAM.
A CBL reforça diariamente seu compromisso com a segurança, a prevenção de acidentes e a atuação responsável frente a possíveis emergências envolvendo produtos perigosos.