A captação de energia solar (fotovoltaica) é uma excelente alternativa para os próximos anos, uma vez que não emite gases poluentes e não agride a natureza.
Sendo uma energia renovável, com baixos impactos ambientais, ela se destaca diante de crises hídricas que o país vem sofrendo e tem um enorme potencial de crescimento no Brasil.
O Grupo Interalli desenvolve projetos para geração de energia elétrica por meio de usinas fotovoltaicas, promovendo eficiência energética para Geração Distribuída (GD), permitindo o aproveitamento de uma fonte de energia limpa e renovável.
Quanto maior a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida. Após ser captada e transformada, essa fonte de energia pode ser conectada à rede elétrica convencional e o que não for consumido não será desperdiçado.
Quando se gera muito mais energia do que se consome ao longo do dia, o excedente é direcionado para a rede de distribuição e transformado em crédito para ser utilizado durante o período noturno. E se ainda houver excedentes, esses créditos poderão ser utilizados, por exemplo, para desconto em contas de luz em outras propriedades com o mesmo dono e com a mesma distribuidora.
A tendência é que ela seja a energia do futuro, com benefícios para o meio ambiente e para quem busca ter uma redução no valor da conta de energia.
CONHEÇA NOSSAS PLANTAS
UFV NANUQUE (MG) — 5MWac
A UFV Nanuque possui 5MWac – de capacidade instalada, com produção anual de 12.610MWh.
O empreendimento, construído na cidade de Nanuque, Minas Gerais, encontra-se em operação desde 2022, e atua na modalidade de geração distribuída de energia.
UFV CÁSSIA (MG) — 5MWac
A UFV Cássia possui 5MWac – de capacidade instalada, com produção anual de mais de 13.500 MWh.ano.
O empreendimento, construído na cidade de Cássia, Minas Gerais, encontra-se em operação desde maio de 2023, e atua na modalidade de geração distribuída de energia.
UFV VARGEM GRANDE (MA) — 5MWac
A UFV Vargem Grande, com previsão de início de obras para o 1º trimestre de 2023, será construída no município de Vargem Grande, Maranhão, possui 5MWac de capacidade instalada e produção média estimada de mais de 12.800 MWh/ano de energia limpa e renovável.
Quando operacional, o empreendimento será adepto ao sistema de geração distribuída.
UFV SOLONÓPOLE (CE) — 5MWac
A UFV Solonópole, com previsão de início de obras para o 1º trimestre de 2023, será construída no município de Solonópole, Ceará, possui 5MWac de capacidade instalada e produção média estimada de mais de 13.560 MWh/ano de energia limpa e renovável.
Quando operacional, o empreendimento será adepto ao sistema de geração distribuída.
UFV MARANGATU (PI) — 360MW
A planta conta com 1.500 hectares e totaliza 360MW de capacidade instalada. Toda a energia gerada pelo Complexo Marangatu foi comercializada no Leilão de Furnas, que ocorreu em novembro de 2020. O projeto foi vendido para a multinacional Canadian Solar, responsável pela construção e operação da UFV.
UFV CARNAÚBA (PI) — 392MW
Construída em uma área de 1.300 hectares, o Complexo Carnaúba, encontra-se aprovado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). A potência instalada será de 392,14MW e beneficiará a região com a geração de energia sustentável.
UFV BRASILEIRA (PI) — 232MW
O mais recente projeto do Grupo Interalli, o Complexo Brasileira, terá 232,72MW de potência instalada e será construído em uma área de 800 hectares Já aprovado pela Aneel, encontra-se em fase de licenciamentos. Será, em breve, mais uma contribuição do Grupo Interalli para com a produção de energia limpa e sustentável do país.
A CBL Companhia Brasileira de Logística S/A, atendendo ao disposto da Portaria ANP nº 881/2022, de 8 de Julho de 2022, apresenta a seguir as informações que nortearão seu relacionamento com os clientes e demais interessados na movimentação de produtos em relação ao terminal marítimo de líquidos instalado no Porto do Paranaguá/PR.
REALTY
O Condomínio Interalli Realty adota as seguintes práticas de sustentabilidade ambiental: ·
Pintura caiada: Ao invés de utilizarmos tinta com componentes químicos, aplicamos nos muros, baldrames, pilares e guias a tinta a base de cal. ·
Gestão de resíduos da Construção Civil: Reaproveitamento de todo resíduo. ·
Iluminação natural: Os galpões contemplam telhas translúcidas na cobertura e nos fechamentos laterais, minimizando ao máximo o emprego de iluminação artificial. ·
Iluminação em led: Todo complexo conta com iluminação em led. ·
Isolamento térmico: Os escritórios possuem cobertura em telha termoacústico. ·
Geração energia solar: A cobertura dos galpões contempla estrutura para implantação completa do sistema de geração de energia fotovoltaica. ·
Reutilização da água: O complexo conta com cisterna que absorve a água dos telhados, a qual é reaproveitada para jardinagem, limpeza em geral e para atendimento do sistema de combate a incêndio.
ENERGIA
Outra área que o Grupo Interalli avança é na produção de energia renovável, visando o desenvolvimento de forma sustentável por meio da geração de energia hídrica e solar. O grupo sabe o dever social das suas empresas, que busca atender à sociedade visando o bem-estar coletivo, prestando serviços de qualidade e com responsabilidade.
PAINÉIS SOLARES
Outra ação de destaque na área ambiental foi a instalação de painéis solares na Honda Niponsul de Curitiba (PR). Os painéis correspondem a uma das mais importantes estruturas geradoras de energia solar da capital paranaense. Eles foram instalados na concessionária Honda Niponsul, localizada na Rua Desembargador Westphalen, e devem gerar 242 MW/h ao ano.
O valor equivale a 32,5 toneladas de gás carbônico (CO2) no ano – ou o plantio de 206 árvores.